Suprema Três Rios realiza 2ª Mostra Científica

Nos dias 5 e 6 de junho, o auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema recebeu um grande público para acompanhar a 2ª Mostra Científica da FCM/TR, evento que visa estimular e potencializar a pesquisa, incentivando a produção científica de professores e estudantes da instituição.

Os trabalhos de pesquisas apresentados foram previamente selecionados pela Comissão Científica da Faculdade, sendo divididos em quatro categorias: trabalho original concluído; trabalho original em andamento; trabalho de revisão concluída e trabalho de revisão em andamento.

As melhores pesquisas em cada categoria foram premiadas, de acordo com os critérios da Comissão Científica e Comissão de Avaliação, formadas por professores da instituição. Todos os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados sob a forma de anais em suplemento especial da Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde.

A 2ª Mostra Científica também abriu espaço para debater temas que fazem parte da vida e formação dos futuros médicos. Nos dois dias de evento, os estudantes puderam acompanhar palestras e mesas redondas que abordaram assuntos como: os malefícios do tabagismo; residência médica; o primeiro plantão e os aspectos biopsicossociais da população trans e travesti.

Uma novidade este ano, foi a realização de um momento cultural aberto à participação dos estudantes, com apresentações musicais e poesia.

O estudante Lucas Elmor, do 7º período da FCM/TR, teve seu trabalho de pesquisa premiado na categoria trabalho original concluído. Para o acadêmico de Medicina, o evento motiva e integra os estudantes da Faculdade.

“A Mostra Científica serve como incentivo para nos mantermos atualizados acerca da pesquisa científica e progredindo no nosso trabalho. Nos proporciona a oportunidade de observar pontos fortes de outras pesquisas, para que possamos evoluir. Além disso, o evento tem um grande poder de integração, oferecendo conhecimento e novas experiências aos estudantes e professores”, destacou Lucas.

Segundo o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT) da Suprema Três Rios, professor Leonardo Vilela, a 2ª Mostra Científica teve um resultado muito positivo.

A 2ª Mostra Científica da Suprema Três Rios tornou possível presenciar a participação ativa e engajada de estudantes e docentes no desenvolvimento de pesquisas. Através da iniciação científica, os acadêmicos de Medicina são estimulados a desenvolver habilidades de pesquisadores, como a análise crítica e a comunicação, fundamentais para a formação acadêmica e prática profissional. Ao investir recursos e criar um ambiente propício à pesquisa, a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios reafirmou seu compromisso com a excelência acadêmica e o avanço científico”, ressaltou o professor Leonardo.

A Mostra Científica é realizada através do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT), por meio da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCM/TR.