Suprema Três Rios adquire novo simulador de alta fidelidade

A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios - Suprema traz mais uma importante novidade tecnológica para os estudantes do curso de Medicina. Foi adquirido pela instituição um novo simulador pediátrico de alta fidelidade que ajudará os acadêmicos a reconhecerem e responderem com mais eficiência a pacientes pediátricos.

O simulador representa uma criança de 9 meses, e oferece uma grande variedade de recursos de vias aéreas, respiratórios, cardiovasculares e vasculares. Possibilita a intubação; o uso de ventiladores; a inserção de sondas; acesso venoso; monitoramento de QCPR; desfibrilação e cardioversão, entre outros.

Possui também movimento de braços e tônus; alterações de fontanela, olhos e pupilas; palpação do fígado; enchimento capilar; quadros de convulsão e cianose; além de sons vocais, pulmonares e cardíacos.

Para a Coordenadora do Curso de Medicina da FCM/TR, Sônia Leidersnaider, o novo simulador de alta fidelidade é mais um importante avanço na estrutura de ensino da Faculdade.

“Os simuladores de alta fidelidade, quando programados, realizam reações muito semelhantes aos humanos, e com isso, podemos preparar cenários de aprendizado ambulatoriais, de enfermaria, na UTI e na emergência. Os acadêmicos conseguem aprimorar ainda mais suas competências e habilidades, se tornando mais confiantes e desenvolvendo um raciocínio clínico que irá facilitar a tomada de decisão com qualidade e segurança para os pacientes”, destacou Sônia.

Além do simulador pediátrico, a Suprema Três Rios conta com outro simulador adulto, com recursos tecnológicos avançados e sistema interativo de respostas fisiológicas automáticas, capaz de criar uma experiência de interação com o paciente mais profunda, imersiva e verdadeira.

Tudo isso soma-se aos oito laboratórios de última geração da Suprema Três Rios, que permitem aos estudantes adquirir novos conhecimentos, habilidades, atitudes em cenários seguros, controlados, que se aproximam da realidade.