Estudantes concluem estações médicas do OSCE

As atividades do segundo semestre letivo de 2022 foram encerradas no mês de dezembro com a conclusão das estações médicas do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE é a sigla em inglês), avaliação prática de habilidades e competências clínicas dos estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema.

O último OSCE do ano ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro para os estudantes do 4º ao 8º período, e entre os dias 12 e 14 de dezembro para os alunos do 9º período, que já realizam o Estágio Supervisionado em Regime de Internato.

A dinâmica do OSCE da Suprema Três Rios consiste em estações médicas completas e preparadas pelo corpo docente de acordo com cada especialidade. Os pacientes são representados por atores profissionais, que simulam as mais variadas situações médicas.

O conjunto de estações é desenvolvido individualmente pelos estudantes em tempo determinado, sendo abordadas questões relacionadas com anamnese, exame físico, raciocínio clínico, diagnóstico, prescrição, conduta, orientação e comunicação.

Além das habilidades psicomotoras nos procedimentos, o processo também avalia a capacidade cognitiva, afetiva, comunicativa e ética na interação com o paciente.

O OSCE é realizado de forma bimestral e permite uma avaliação das competências e habilidades que são fundamentais para a formação dos futuros médicos.