top of page

Usina Fotovoltaica gera energia limpa para a Faculdade de Ciências Médicas de

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Junho - Mês do Meio Ambiente




A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema é reconhecida por sua estrutura moderna e metodologia de ensino inovadora na formação dos futuros profissionais de Medicina. Além de ser uma referência no ensino superior, a FCM/TR também se destaca por sua política ambiental e atuação ecologicamente correta.


A Faculdade conta com programas de redução do consumo de água, coleta seletiva, economia no consumo de papel e copos plásticos, tratamento de resíduos, amplas áreas verdes, pisos ecológicos, entre outras atividades sustentáveis que reafirmam o compromisso da instituição com a preservação da natureza.


Entre os diversos projetos desenvolvidos pela instituição, destacasse o consumo consciente de energia elétrica, proporcionado pela instalação, em 2020, de uma usina fotovoltaica com 295 módulos de placas.


Ocupando uma área total de 1.180m de laje nos prédios acadêmicos e administrativo da instituição, as placas fotovoltaicas são capazes de gerar, em média, 10.550 KWh/mês, o que representa cerca de 67% da energia consumida no campus, contribuindo de forma significativa na redução do impacto ambiental, uma vez que o sistema fotovoltaico é 100% limpo e renovável.


O sistema fotovoltaico implementado pela FCM/TR também possibilita verificar em tempo real, através de um aplicativo, o consumo de energia no campus. O registro e acompanhamento do consumo é importante para indicar qualquer mau funcionamento nas placas.


As placas fotovoltaicas também passam por manutenção preventiva anual, realizada por empresa de consultoria do setor de engenharia elétrica, como forma de garantir que todo o sistema esteja em bom funcionamento e trabalhe corretamente para a redução do consumo de energia na faculdade.


O planejamento da Faculdade prevê a ampliação do quantitativo de placas fotovoltaicas nos próximos anos, para que o consumo de energia seja inteiramente realizado através da captação solar.


De acordo com o gerente administrativo da FCM/TR, Pablo Rodrigues, a sustentabilidade faz parte dos valores da instituição.


“A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios possui em seu DNA o compromisso com o meio ambiente, e investe para que a sustentabilidade esteja presente no dia a dia. A economia no consumo de energia elétrica e o uso de soluções renováveis fazem parte desse processo. Somos uma instituição de ensino, e além da formação técnica de excelência aos nossos acadêmicos, buscamos integrá-los às práticas ecologicamente corretas”, destacou Pablo.


O consumo responsável de energia na instituição também é incentivado através de campanhas de conscientização focadas nas práticas comportamentais que fazem parte da rotina dos colaboradores e estudantes. A atenção em apagar as luzes ao deixar os ambientes, desligar ventiladores, ar condicionados, computadores e outros aparelhos elétricos contribuem, significativamente, para a redução do consumo de energia.



Visando certificar o compromisso com as práticas de responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável, em 2023, a FCM/TR participará do Prêmio Sustentabilidade promovido pela empresa MFC Consultoria. O Prêmio engloba as atitudes empresariais de forma voluntária que buscam estabelecer conscientemente em suas estratégias um modelo de organização ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.






21 visualizações

Comments


bottom of page