Setembro Amarelo é tema de ação social da Suprema Três Rios e CAPS II

A Faculdade de Ciências Médica de Três Rios – Suprema e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) estiveram na Praça São Sebastião, no último sábado, dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, para uma ação social conjunta de atendimento à população e orientações de saúde. A atividade faz parte da campanha do Setembro Amarelo, que este ano tem como lema “A Vida é a Melhor Escolha”.

Os estudantes da Suprema, supervisionados por professores, realizaram aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar, exame que permite identificar de maneira precoce a hipertensão e a diabetes. A população que compareceu às tendas da Faculdade também recebeu orientações a respeito de problemas como ansiedade e depressão, que podem levar à ideação suicida ou ao ato em si, e como procurar ajuda de forma gratuita nos serviços de saúde do município.

A professora aposentada Dilma Costa foi atendida pelos estudantes de medicina da Suprema e elogiou o trabalho realizado. “Como professora, a palavra mágica que eu sempre dizia para os meus alunos era: respeito. O carinho e a atenção no atendimento feito pelos estudantes da Suprema demonstram o respeito pelo paciente. São futuros médicos que fazem a anamnese olhando pra você, conversando e estão dispostos a escutar. A ação social foi maravilhosa, estão todos de parabéns.”

O professor da FCMTR – Suprema e coordenador da ação social, Dr. Fernando Lopes Figueiredo, destacou a importância do trabalho realizado e a parceria com o CAPS II. “Hoje, no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estamos oferecendo atendimento médico à população e, ao lado do CAPS, mobilizados numa atitude de conscientização, diálogo e acolhimento, orientando as pessoas sobre a procura do tratamento médico e psicológico adequado, fundamental na superação dos momento de dificuldade”

A ação social do Setembro Amarelo faz parte do Programa de Extensão da Suprema Três Rios, e contou com a parceria do Núcleo de Apoio ao Docente e Discente (NADD) da Faculdade. Através dos projetos de extensão, a FCMTR – Suprema presta serviços à sociedade visando a promoção da saúde e o desenvolvimento social nas comunidades locais.

Atualmente, o Setembro Amarelo é considerado a maior campanha anti-estigma do mundo. No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, é responsável pela campanha em território nacional.