top of page

Projeto de Extensão da Suprema Três Rios leva orientações de suporte básico de vida a estudantes do ensino médio e fundamental



O projeto de extensão “Suporte Básico de Vida no Ambiente Escolar” da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema teve início no 2º semestre de 2022, e desde então, leva conhecimento sobre primeiros socorros a diversos estudantes do ensino médio e fundamental do município de Três Rios.

 

Sob orientação da professora Giuliana Fernandes, o projeto, atualmente, conta com a participação de 20 acadêmicos da FCM/TR, que dividem a responsabilidade em realizar as atividades práticas desenvolvidas. Para participarem do projeto, os estudantes de medicina passam por um processo seletivo, e devem, obrigatoriamente, terem cursado a disciplina de Suporte Básico de Vida na faculdade.

 

A unidade escolar escolhida para ser contemplada pelo projeto de extensão foi o Colégio Estadual Roberto Coelho Pedroso, localizado no bairro Cantagalo. Na unidade, aproximadamente 150 estudantes e professores já participaram das atividades, recebendo orientações com exposição dos temas e simulação prática.

 

Dentre as orientações de SBV oferecidas pelo projeto de extensão estão: instruir a técnica de aferição da pressão arterial e sinais vitais; reconhecer a parada cardiorrespiratória e manejar ressuscitação cardíaca; manejar os diferentes tipos de pedido de socorro; e manejar a técnica de desobstrução de vias aéreas superiores.

 

Para a professor Giuliana Fernandes, o SBV é um conhecimento essencial para salvar vidas e criar um ambiente mais preparado para lidar com emergências de saúde inesperadas.

 

“O projeto possibilita o desenvolvimento de habilidades essenciais aos estudantes e professores para que possam salvar vidas em situações críticas. Nossa proposta é promover maior segurança aos jovens para que saibam agir imediatamente até a chegada dos profissionais de saúde. Nesse sentido, ter os conhecimentos de SBV desde cedo cria uma cultura de cuidado e prevenção nas escolas. Os benefícios dessas habilidades duram a vida toda e podem se estender para além do ambiente escolar, alcançando as famílias e a comunidade em geral”, ressaltou a Giuliana.

 

Inicialmente presente no C.E. Roberto Pedroso, o projeto expandiu sua atuação devido às solicitações de outras unidades escolares e instituições de Três Rios e região, que desejavam oferecer aos estudantes e equipes de trabalho os conhecimentos sobre as técnicas de SBV. O projeto também participa de ações sociais realizadas pela Suprema Três Rios, oferecendo os conhecimentos sobre primeiros socorros à população.

 

A estudante Pâmela Azalim, do 9º período da FCM/TR, faz parte do projeto de extensão desde que ele teve início, em 2022. A estudante conta que passou por uma experiência de ter que iniciar a abordagem de primeiros socorros a uma vítima que passava mal dentro de um ônibus em Juiz de Fora.

 

“Uma mulher sentiu-se mal dentro do ônibus que eu estava e, imediatamente, fui de encontro a ela, de forma instintiva, para realizar o socorro. “Não foram necessários procedimento cardiorrespiratórios, já que a paciente sofreu uma queda de pressão e permaneceu consciente. Mas meus conhecimentos de SBV me ajudaram muito na abordagem à vítima, verificando o nível de consciência e sinais vitais da paciente, importante para acalmá-la e controlar a situação até a chegada do SAMU.”

 

Para Pâmela, o Suporte Básico de Vida se tornou uma paixão que a motiva a levar conhecimento a outras pessoas. “Durante as atividades com os jovens, percebemos que muitos já haviam vivenciado situações de emergência em primeiros socorros dentro da própria casa, mas desconheciam as técnicas para poderem intervir adequadamente. Acredito que o SBV não deve ficar restrito aos médicos ou acadêmicos de medicina, e precisa ser compartilhado com todas as pessoas. O projeto de extensão inspirava os jovens a aprenderem mais sobre o assunto, a se aprofundarem e levarem esse conhecimento adiante. É isso que considero o mais gratificante do trabalho”.

 

Origem do Projeto na Suprema Juiz de Fora

 

O Projeto de Extensão Suporte Básico de Vida no Ambiente Escolar da Suprema Três Rios teve origem na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema em 2021, através da estudante de medicina Julia Guarçoni.

 

Em meio ao período de pandemia de Covid-19, e inspirada pela Lei Lucas (Lei Nº 13.722), a acadêmica idealizou o projeto como forma de levar conhecimentos de primeiros socorros e suporte básico de vida aos estudantes do ensino médio e fundamental

 

Em conjunto com outros estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da FCMS/JF, e orientados pela professora Adriana Carcereri, o projeto ganhou maiores proporções, sendo gravadas videoaulas para o Youtube e o lançamento de um livro com orientações e técnicas de SBV.




41 visualizações

Comments


bottom of page