Programa Integrador encerra mais um semestre de atividades

Durante o segundo semestre letivo de 2022, os acadêmicos do 2º ao 6º período da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema mais uma vez tiveram a oportunidade de vivenciar os diferentes cenários do Programa Integrador (PI) nas Unidades Básicas de Saúde do município de Três Rios. O PI é um dos componentes centrais da estrutura curricular da FCMTR-Suprema, e visa inserir os estudantes nos contextos reais de ensino e aprendizagem, por meio de ações junto à Atenção Básica de Saúde das comunidades.

O Programa Integrador oferece aos acadêmicos de medicina a oportunidade de aprenderem mais a respeito do funcionamento das unidades de saúde e seus setores, assim como o território dos serviços sociais e rede de saúde do bairro em que atuam. Participam do Programa Integrador da Suprema Três Rios as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Cantagalo, Cidade Nova, Morro dos Caetanos, Purys e Werneck Marine.

Através da prestação dos serviços de saúde de forma dedicada e o atendimento comprometido com a humanização e ética médica, os alunos de medicina da Suprema Três Rios tiveram a oportunidade desenvolver competências como a assistência à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

Acompanhados da preceptora responsável, os estudantes realizam atividades que agregaram os conhecimentos de sala de aula à prática, sendo estimulados a construir habilidades e competências para atuarem em todos os níveis de atenção à saúde.

Dentre as diversas atividades e serviços prestados pelos estudantes no PI, são realizadas problematizações; abordagens de sala de espera; visitas domiciliares; ações sociais; consulta médica; pré-natal; preventivo; Programa Saúde na Escola, dentre outros, todas de grande importância para a formação dos futuros médicos.

Durante os cinco períodos em que participam do Programa Integrador, os acadêmicos de medicina permanecem na mesma UBS, o que fortalece o estabelecimento de vínculo entre os estudantes, os profissionais da rede e a comunidade, reforçados pelas visitas domiciliares aos usuários dos serviços de saúde, importante para que o aluno conheça a história social dos pacientes.

Assim, o Programa Integrador proporciona aos futuros médicos conhecer o meio sociocultural, as condições de vida, vínculo, acesso e autonomia das populações bem como o desenvolvimento de um olhar relacional entre saúde e meio ambiente, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos críticos, reflexivos, competentes, atualizados e comunicativos.