top of page

Nota de esclarecimento FCM/TR

Nota de Esclarecimento - FCM/TR


Três Rios, 16 de março de 2020.


Assunto: Transferência de atividades presenciais para domiciliares.


A Coordenação do Curso e a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, após reunião do Comitê de Crise - COVID-19, solicita ao digníssimo Prof. Dr. Jorge Montessi, Diretor Geral, a emissão de Portaria específica para o que se segue:


✓ Considerando a prevalência e incidência da epidemia causada pelo coronavírus (Covid-19), a FCM/TR - Suprema vem informar que está atenta a todas as recomendações indicadas pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica). Assim, estamos absolutamente envolvidos e comprometidos com as medidas profiláticas da pandemia do Covid-19 com adequação das atividades acadêmicas e dos processos de trabalho.


✓ Para tanto, a FCM/TR - Suprema em sintonia com as práticas de educação e cuidado, priorizando as necessidades de saúde da população e a redução de riscos e de danos, informa a transferência temporária de suas atividades acadêmicas de modalidade presencial para domiciliar. Essa medida, não interfere diretamente no cuidado à população, uma vez que nosso curso se encontra em fase de implementação do 4º Período. Além disso, se justifica tal atitude no sentido de disponibilizar que o atual corpo clínico de médicos e demais profissionais da saúde possam dedicar-se com mais afinco ao atendimento das necessidades de saúde da população.


✓ Ainda que a Portaria MEC 2.117/2019, exclua a ampliação da carga horária permitida de 20 % para 40 % de atividades à distância para os cursos de medicina, a FCM/TR esclarece que o período proposto das atividades domiciliares (17/03 a 29/03/2020) encontra-se adequada, dentro dos 20 % preconizados, e será feita por meio de metodologias ativas de aprendizagem, disponibilização de tutores e tecnologias de informação e comunicação que garantam a validação do processo de aprendizagem.


Permanecemos atentos, conectados com a comunidade científica e educacional, e acompanhando as decisões tomadas pelos órgãos executivos.

-Prof. Dr. Plinio dos Santos Ramos - Diretor de Ensino, Pesquisa Extensão

-Profa. Dra. Sonia Cristina Leal Leidersnaider - Coordenadora do Curso de Medicina Presidente do Comitê de Crise - FCM/TR Covid-19



2 visualizações
bottom of page