top of page

III Mostra Científica mobiliza comunidade acadêmica da Suprema Três Rios



A Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema realizou a sua III Mostra Científica nos dias 27 e 28 de maio. O evento, sempre muito esperado pela comunidade acadêmica, é uma oportunidade para que os estudantes apresentem os trabalhos de pesquisa desenvolvidos em conjunto com os professores, além de oportunizar a troca de experiências e conhecimentos sobre a produção científica.

 

Os trabalhos de pesquisa concorreram em três categorias: Trabalhos de Revisão e Relatos de Experiência Concluídos; Trabalhos Originais Concluídos e Trabalhos Originais em Andamento. Os melhores trabalhos em cada categoria foram premiados de acordo com os critérios da Comissão Científica e das Comissões de Avaliação, formadas por professores da instituição.

 

Todos os trabalhos concluídos aceitos para apresentação serão publicados sob a forma de anais em suplemento especial da Revista Brasileira de Ciências Médicas e da Saúde.

 

A programação da III Mostra Científica também contou com palestras e mesas redondas que promoveram discussões enriquecedoras e trouxeram contribuições valiosas para a vida e formação dos futuros médicos. Entre os temas abordados estiveram a cirurgia robótica, nutrição e saúde da população indígena, inovações tecnológicas, humanização no tratamento, internato médico, ética em pesquisa, entre outros.

 

O momento cultural da Mostra mais uma vez foi um sucesso, com apresentações musicais, dança e poesia apresentadas pelos estudantes da Faculdade.

 

Para a estudante Jennifer Seljenes, do 5º período do curso de Medicina da FCM/TR, a Mostra Científica é um momento especial, que abre espaço para os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, e traz profissionais da medicina e de outras áreas do conhecimento para participarem do evento. Jennifer foi uma das discentes premiadas com o melhor trabalho de pesquisa na categoria Trabalhos Originais Concluídos.

 

“A Mostra é muito significante, porque conseguimos aprender com os profissionais capacitados e inovadores quem vêm palestrar. É como se pudéssemos sair um pouco da nossa “caixinha” e conhecer mais sobre o mundo da medicina fora do âmbito acadêmico. Além disso, podemos trocar experiências com os demais estudantes pesquisadores e saber mais sobre a importância da aplicação das pesquisas na medicina, assim como os possíveis benefícios para a população”, ressaltou Jennifer.

 

O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT), professor Leonardo Vilela, ressaltou a importância da terceira edição da Mostra Científica. “Ao investir recursos e criar um ambiente propício à pesquisa, mais uma vez a Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios reafirma o seu compromisso com a excelência acadêmica e o avanço científico. A Mostra torna possível reunir estudantes e docentes para compartilharem conhecimento, apresentar seus projetos de pesquisa e discutir as últimas tendências na área da saúde. Foram dois dias repletos de aprendizado e estamos muito felizes com o resultado deste trabalho.”

 

A Mostra Científica é realizada através do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT), por meio da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCM/TR.




 



7 visualizações

Comments


bottom of page