Estudantes de Medicina da Suprema Três Rios iniciam Internato


Os estudantes da primeira turma do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema iniciaram no mês de agosto o Estágio Supervisionado em Regime de Internato, etapa na qual os acadêmicos realizam atendimentos em unidades de saúde credenciadas ao Sistema Único de Saúde-SUS, sempre supervisionados por professores ou médicos preceptores.


O estágio obrigatório ocorre nos dois últimos anos do curso de medicina, do 9º ao 12º período, e representa a oportunidade para que o aluno coloque em prática os conhecimentos adquiridos na graduação e possa incorporar e aprimorar novas habilidades esperadas na conduta médica. As atividades do internato são fundamentais para que o estudante desenvolva a integração com equipes multiprofissionais de saúde e pratique atitudes éticas do exercício da medicina.


Como forma de oferecer aos estudantes conhecimentos em diferentes cenários da atuação médica, o estágio do 9º período do curso é realizado em ciclos nas áreas de Ginecologia, Pediatria e Urgência e Emergência.


A estudante do 9º período, Ana Carolina Pizzano realizou a primeira etapa do estágio no serviço de urgência e emergência do SAMU de Três Rios, e destacou a exigência do trabalho para toda a equipe, e como o ensino da Suprema a preparou para este momento.


“O SAMU foi uma experiência muito rica de conhecimento da prática médica e que exigiu muito do meu grupo. Durante o percurso da ambulância em um chamado, passávamos o caso do paciente com o médico, já pensando nas estratégias do atendimento, e isso nos dava sempre muita confiança. Agradeço aos professores e toda a estrutura de ensino da Suprema Três Rios por chegarmos ao estágio tendo conhecimento para ser auxílio às equipes por onde estamos passando. Somos a primeira turma do Internato, e acredito que estamos superando as expectativas”, afirmou Ana Carolina.


Para o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Suprema Três Rios, Plínio dos Santos Ramos, o início do estágio é um momento importante para os estudantes, e reforça a qualidade do ensino oferecido pela Faculdade.


“Estamos orgulhosos dos nossos estudantes que iniciaram as atividades do internato médico, um momento marcante para eles na formação profissional. Para a Faculdade, o ingresso dos estudantes no período de estágio representa a confirmação de que a excelência na estrutura pedagógica e prática de ensino oferecida pela Suprema possibilita que eles estejam capacitados a realizarem os procedimentos de forma técnica, humana e ética, colaborando com os serviços de saúde prestados à população”, destacou Plínio.


O estágio constitui-se em um dos eixos centrais do projeto político-pedagógico da graduação e um dos componentes centrais da estrutura curricular do Curso de Medicina Visa articular a teoria com a prática, buscando a integração da Faculdade ao meio social local e regional.







19 visualizações