top of page

Como estudar para passar no vestibular



Junto com a decisão de qual curso se dedicar após os anos da escola, vem a adaptação à uma rotina de estudos específica para passar no vestibular. Para alunos que pretendem estudar medicina ou outros cursos de saúde, existem algumas estratégias que podem fazer a diferença.

As estratégias de aprendizagem são técnicas que auxiliam o aluno na rotina de estudos, melhorando o seu aproveitamento durante as horas de dedicação, e também são importantes para o desempenho desse aluno em momentos de cobrança, como na hora do vestibular.

Se você está com a intenção de prestar vestibular de medicina ou outro curso de saúde, entenda agora como estudar para passar no vestibular e garantir uma boa colocação.

Por que é importante organizar uma rotina de estudos para o vestibular?

Para começar a nossa conversa sobre maneiras de estudar para garantir a aprovação em medicina ou outro curso de saúde, é importante explicar o motivo dessa preparação ser diferente das outras.

Provas de vestibular não seguem o mesmo modelo de questões das provas que estamos acostumados a fazer na escola durante o ensino fundamental e o ensino médio. É essencial que o estudante sempre pesquise o modelo da prova que vai realizar.

Esse conselho é o ponto de partida para provas de vestibular, já que cada instituição de ensino tem o seu próprio método de testar os conhecimentos dos alunos na hora do processo seletivo.

Por isso, lembre de pesquisar o modelo da prova que você pretende fazer e, se possível, questões das edições anteriores. Assim, você garante que vai poder estudar da melhor forma.

Aproveite e baixe aqui as provas anteriores da Suprema Juiz de Fora e da Suprema Três Rios !

O que são estratégias de aprendizagem e como usá-las?

Você é o tipo de aluno que gosta de fazer resumos da matéria que viu na aula quando chega em casa para facilitar na hora de estudar? Gosta de usar cores e anotações para reforçar uma informação?

Muitas estratégias de aprendizagem são tão comuns que fazemos sem saber que são estratégias que podem fazer tanta diferença no rendimento do estudo.

Entre as mais usadas por alunos durante os anos escolares estão sublinhar informações importantes no texto, usar notas adesivas para expandir o conteúdo e fazer resumos.

No entanto, é possível monitorar a compreensão na hora da leitura e até usar técnicas de memorização para ter mais eficiência para estudar para os cursos de saúde.

Como os cursos da área de saúde costumam ter provas de vestibular com cobrança de termos específicos e bastante conteúdo relacionado às ciências biológicas, é importante pensar em estratégias para lembrar essas informações.

Memorização

Exercícios de memorização são ótimos aliados para quem quer fazer vestibular para cursos de saúde, principalmente para estudantes que pensam em cursar medicina.

O método consiste em estudar um conteúdo com os seguintes passos: analisar, organizar e classificar. Quando seguimos esses passos, nosso cérebro registra a informação de forma conectada e armazena os dados com mais eficiência.

Associação

O método de associação está bem próximo do anterior, de memorização, porque os dois ajudam o aluno a controlar o processamento da informação durante a rotina de estudos e, consequentemente, na hora da prova de vestibular.

O estudo tende a render mais quando o estudante consegue identificar as informações mais relevantes ou significativos em um texto ou gráfico, por exemplo. Selecionar os pontos importantes e criar uma relação entre eles pode ser feito de várias maneiras, como:

  • Mapas conceituais

  • Esquemas

  • Diagramas de fluxo

Quando organizamos o material como um todo em pequenas ideias, fica mais fácil lembrar do conteúdo e criar associações forte entre os tópicos.

Perguntas

Após criar resumos, mapas mentais e até fluxogramas, o aluno não pode se esquecer de testar a conexão desse aprendizado ao conhecimento anterior. Para isso, ele deve se fazer perguntas.

Quando o aluno pensa nas questões ideais que acha que encontraria na prova de vestibular de cursos de saúde, ele ajuda o seu cérebro a se lembrar com mais facilidade de fatos específicos e organizá-los mentalmente.

Além das perguntas, alguns estudantes se preparando para o vestibular de medicina costumam incluir nas suas rotinas de estudos estratégias de aprendizagem bastante conhecidas:

  • Fazer anotações mais extensas

  • Sublinhar dados específicos

  • Criar perguntas e respondê-las ou usá-las para estudar com colegas

  • Repetir em voz alta as principais informações

Grupo de estudos

Muitos alunos em fase de vestibular costumam organizar a rotina de estudos com a presença de amigos e colegas de classe. Os grupos de estudo podem sim ser excelentes estratégias, mas você não precisa ficar preocupado se não funciona para você.

Na verdade, é comum que as pessoas tenham mais dificuldade em se concentrar em grupo. Mas, com disciplina, um encontro de vez em quando para trocar experiências e opiniões sobre as próprias técnicas de estudo pode ser bastante benéfico.

O que você deve evitar na hora de estudar para o vestibular?

É indispensável que o aluno evite distrações durante o momento de dedicação exclusiva os estudos. Entre o que se concentram melhor com música e o que não conseguem focar na matéria estudada se não estiverem em absoluto silêncio, há um consenso de que o celular nunca é um bom aliado.

Na hora de estudar, deixe o celular longe e se cerque apenas dos objetos essenciais para que você tome nota, como canetas, lápis, papel, blocos de notas autoadesivas e canetas que grifam texto.

Outra dica importante é deixar uma garrafa de água por perto para evitar sair do foco. Se sentir fome, faça uma pausa, mas não coma durante o estudo pois o cérebro também precisa de descanso. Aproveite e faça uma pausa.

Essas são algumas orientações para você que quer prestar vestibular para medicina ou outros cursos de saúde. Se você quiser saber mais sobre como otimizar a sua rotina de estudos, acompanhe as redes sociais da Faculdade Suprema.


209 visualizações
bottom of page