Ação Social da Suprema destaca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Os estudantes e professores da Faculdade de Ciências Médicas de Três Rios – Suprema participaram de mais uma atividade de atendimento à população e orientações à saúde. A abordagem ocorreu no domingo, dia 28, na Avenida Beira-Rio, e fez parte do trabalho de conscientização do Dia Nacional de Combate Ao Fumo.

Na tenda de atendimento da Suprema foram oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial; dosagem de glicemia capilar; tipagem sanguínea e aurículoterapia. Os estudantes e professores também realizaram uma caminhada na Beira-Rio como forma de marcar esta data importante para a conscientização e apoio no combate ao tabagismo no município.

Para o professor da Suprema e responsável pela coordenação da ação social, Leonardo Vilela, esse tipo de atividade é importante para a população e estudantes do curso de medicina.

“As ações sociais são muito positivas, porque temos a oportunidade de instruir e recomendar às pessoas um melhor acompanhamento de saúde, além de direcioná-las para um atendimento médico especializado, caso seja observado algum resultado que destoe do normal. Para os estudantes, a prática dos procedimentos é fundamental, porque eles podem executar o que estão aprendendo dentro da instituição, além de terem a oportunidade de estabelecer uma relação de proximidade com a sociedade”, destacou Leonardo.

A senhora Nelma Gonçalves caminhava pela Beira-Rio e resolveu ir até a tenda da Suprema para ser atendida. “Eu estava caminhando e me disseram que esta ação estava acontecendo aqui, então resolvi vir. Fui muito bem atendida pelos estudantes. Ações de saúde como essa são importantes, porque as pessoas devem passar por esses procedimentos corriqueiramente, mas muitas vezes não têm acesso e informações para realizá-los. Por isso, esse trabalho é ótimo, porque chama as pessoas para serem atendidas.”

O casal Cleber Ferreira e Damiane Gouveia viveram um momento especial ao visitarem a tenda. Eles foram atendidos pela filha Júlia Gouveia, que está no 4º período do curso de medicina da Suprema, e que participou de sua primeira ação social. A mãe, descreveu o sentimento de alegria da família.

“É um orgulho muito grande pra nós. Cursar medicina sempre foi o sonho da Júlia, e desde criança ela fala que queria ser médica. A Faculdade vem superando as expectativas dela e todos nós estamos muito felizes. O atendimento feito por ela e pelos demais estudantes aqui na tenda foi ótimo, e esperamos que ela possa concluir esta etapa de formação com muito sucesso”, disse Damiane.

As Ações Sociais da Suprema fazem parte do Programa de Extensão da Faculdade, e visam a promoção da saúde nas comunidades locais por meio da participação efetiva em projetos voltados para o desenvolvimento social.